Oi! Obrigado por chegar até aqui. Nesse momento é muito importante que os cidadãos saibam o quanto antes a situação do covid-19 em seus municípios. Para que jornalistas e outras pessoas tenham acesso a esse dado da maneira mais rápida possível, sugerimos que:
Ter os dados consolidados por estado ajuda, mas a população vive em municípios e as ações relacionadas à contenção do vírus devem mudar mais rapidamente nos municípios com mais casos. Por isso, disponibilizem os dados por município, se possível com granularidade total (casos notificados, suspeitos, confirmados, mortes etc.).
- Crie uma página específica para listar todos os boletins do COVID19. Exemplo: PR.
- Padronize o link para download dos arquivos, exemplo: https://www.saude.UF.gov.br/covid19/boletim-2020-03-20.csv
Muitas secretarias disponibilizam os dados em imagens, PDFs ou mesmo em texto corrido dentro de uma notícia do site. Isso dificulta demais qualquer tipo de análise dos dados.
Disponibilize os dados em formato de planilha (se possível em CSV, que é aberto, e/ou outros formatos conhecidos, como ODS, XLS, XLSX). Evite colocar imagens e outras informações irrelevantes na planilha: coloque apenas o cabeçalho com os nomes das colunas e os valores. Para uma mesma coluna, não mude o tipo de dado (exemplo: na coluna de número de casos confirmados, coloque apenas números, não adicione asteriscos, parenteses ou outros caracteres).
É importante que as Secretarias de Saúde entendam que, dependendo do formato e da qualidade do dado que disponibilizam, ações de divulgação e contenção do vírus podem ser impactadas - e não podemos perder tempo nesse momento.
Você pode colaborar com esse projeto verificando a qualidade dos dados de uma determinada Secretaria de Saúde e entrando em contato com sua assessoria de imprensa, pedindo melhorias. Veja os boletins disponíveis, clique nos links e verifique o quão difícil é copiar os dados para uma planilha, lembrando que idealmente os dados deveriam estar em um formato já estruturado, como uma planilha (nada de imagens, nada de PDF, nada de números no meio de um texto corrido na página).
Um exemplo de comunicação que pode ser feita é o email abaixo, que foi enviado à Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará:
Título: Dados COVID19 por município estruturados
Conteúdo:
Olá, tudo bem?
Participo de um projeto cujo objetivo é fornecer dados sobre o covid-19 de
todos os estados brasileiros por município, diariamente, para que a população
dos municípios saiba exatamente o que está acontecendo e possa tomar atitudes
mais rapidamente (as atualizações são feitas várias vezes ao dia, bem mais
rapidamente que o Ministério da Saúde).
Entrei em vosso site, porém não consegui extrair os dados pois eles estão em um
formato que dificulta o acesso, fazendo com que o processo de coleta, análise e
divulgação seja muito maior. Gostaria de sugerir que liberem os dados em
formato estruturado (como uma planilha em CSV, ODS, XLS ou XLSX).
Mais detalhes sobre o projeto em:
https://twitter.com/turicas/status/1241068121202536448
Os dados já estão disponíveis em:
https://brasil.io/dataset/covid19
Coloco-me à disposição para ajudar em quaisquer questões técnicas.
Desde já agradeço,
Nota: o conteúdo do email foi levemente alterado para facilitar que você copie/cole e envie para outras secretarias.